O espaço. Foto: Juliana Schiel

o espaço

Em 2001, foi inaugurado em Campinas/SP o Salão do Movimento, um espaço acolhedor de Dança e Educação Somática que proporciona atividades cujo foco é a reflexão do corpo e o estudo do movimento com aplicação da técnica Klauss Vianna. Nesse espaço de ensino, de pesquisa e criação são ministradas aulas a estudantes e profissionais da saúde, das artes cênicas em geral, como dança e teatro e a todos os interessados em conhecer e melhorar seu desempenho corporal e sua qualidade de vida, inclusive crianças que, por meio de atividades lúdicas, passam a conhecer seu corpo e suas possibilidades de movimento e expressão.

Essa abrangência de público é uma característica da técnica Klauss Vianna, pois, ao ter como eixo o propósito de aprender a escutar e respeitar o próprio corpo, é possível a participação de bailarinos, atores, músicos e profissionais ou estudantes de outras áreas de conhecimento em uma mesma aula.

O espaço físico do Salão do Movimento é constituído de um chão de madeira que permite uma pesquisa de movimentos e exploração de apoios. Além disso, há quatro janelas grandes voltadas para um jardim, elemento importante para o trabalho com a percepção dos sentidos e, em especial, o apoio do olhar no espaço, o que proporciona um estudo sobre o corpo presente.

No Salão do Movimento, com a prática Klauss Vianna, a proposta é de que cada um esteja focado no (re)conhecimento do próprio corpo, compartilhando com o outro suas experiências e vivências corporais. Falamos de princípios e não de regras fixas, seguindo a trilha apontada por Klauss Vianna: “Não decore passos, aprenda um caminho”.

SALÃO DO MOVIMENTO - 15 ANOS!

Você que nos acompanha desde o início da trajetória, ou que acabou de chegar, está participando de um momento muito especial: os 15 anos do SALÃO DO MOVIMENTO.

São 15 anos de atividades diárias de dança e educação somática revertidos em transformações em cada um de nós. Agradecemos a todos os alunos e parceiros que são cúmplices desta história. O movimento continua!

Confira algumas imagens

  • O espaço. Foto: Divulgação
  • O espaço. Foto: Juliana Schiel
  • O espaço. Foto: Juliana Schiel
  • O espaço. Foto: Juliana Schiel
  • O espaço. Foto: Christian Laszlo
  • O espaço. Foto: Christian Laszlo
  • O espaço. Foto: Christian Laszlo

Como chegar no Salão do Movimento