O solo CORPO SENTADO é um diálogo entre dança e fotografia que parte da escuta das potencialidades perceptivas do corpo, abordando questões sobre o corpo sedentário que a nossa sociedade constrói com todas as estratégias de não movimento: um corpo fixado, abandonado, acomodado, normatizado, tratado como objeto do pensar e produzir.
O espetáculo tem o intuito de aprofundar no cerne da contemporaneidade, reconhecendo que o sentar de hoje é vertiginosamente habitado e capturado pelas imagens tecnológicas das telas diárias de computadores, celulares, TVs e tantas outras janelas que capturam o nosso olhar enquadrado no paradoxo das imagens virtuais que fazem presente algo que está ausente, como um modo cotidiano de existir.
No espetáculo, a partir da relação com as imagens fotográficas projetadas no espaço cênico, o mundo passa diante de nossos olhos como uma fragmentada e caótica história em quadrinhos, o corpo assiste, ausente, sentado e sedado de nós mesmos.
O solo CORPO SENTADO é uma extensão da pesquisa realizada por Jussara Miller, cuja larga investigação tem se debruçado na construção da poética do movimento tecida pela articulação entre dança e fotografia. Há trinta anos, a coreógrafa desenvolve trabalhos cênicos com essa temática, com a colaboração do fotógrafo Christian Laszlo.
Há mais de dez anos, ela começou um diálogo de criação com o diretor Norberto Presta, na pesquisa de interfaces entre dança, teatro, literatura e fotografia e o que se cria neste espaço “entre”. Os dois artistas trabalham em parceria desde 2007 com o trabalho “Fuga!”, além da trilogia com os solos “Clariarce”(2010), “Cá entre Nós”(2012) e “Nada Pode Tudo”(2015). Este diálogo de pesquisa continuada culminou no solo CORPO SENTADO – 10 anos.
IMAGENS
PREMIAÇÕES
- Espetáculo contemplado pelo Proac 2015
- Finalista do Prêmio APCA de Dança 2016
FICHA TÉCNICA
- Concepção, coreografia e dança
 JUSSARA MILLER
- Direção, dramaturgia e cenografia:
 NORBERTO PRESTA
- Fotografia, audiovisual e trilha sonora:
 CHRISTIAN LASZLO
- Assistência coreográfica:
 CORA LASZLO
- Figurino:
 WARNER REIS JR
- Iluminação:
 CRISTIANO PEDOTT
- Cenotécnico e sonoplastia:
 CHRISTIAN LASZLO
- Arte gráfica:
 IAN TAKAES
- Duração:
 60 MINUTOS

 
							 
				






