A ESCUTA DO CORPO – ADULTOS

A ESCUTA DO CORPO – ADULTOS

Este curso, ministrado por Jussara Miller, visa fornecer referenciais práticos para o desenvolvimento da pesquisa no campo das artes do corpo, enfocando a flexibilização da postura e a conscientização do movimento, abrangendo variados tópicos corporais da Técnica Klauss Vianna para o estudo do movimento expressivo e singular. 

Este curso enfoca o estudo do movimento a partir da escuta do corpo, dos direcionamentos ósseos e dos vetores de força que potencializam o fluxo do movimento pelo espaço. A pessoa é estimulada a perceber a processualidade do corpo na sua relação com o ambiente partindo da percepção do corpo, proporcionando a sensibilização e o reconhecimento das estruturas corporais e suas possibilidades de movimento. 

Esta prática de dança e educação somática proporciona um novo hábito postural a partir da conscientização do movimento para as atividades da vida diária e para o estudo do corpo cênico, proporcionando autoconhecimento e, consequentemente, saúde corporal. É uma prática que dá força e flexibilidade, investiga as tensões e a fadiga, melhora a postura e aumenta a vitalidade.

O objetivo principal é a escuta do próprio corpo a partir da pesquisa de movimentos que se estabelece, aos poucos, como consequência do processo de cada um.

Durante o curso são trabalhados diversos tópicos corporais, estabelecendo um jogo de inter-relações com todos eles:

  • A presença corporal: auto-observação conduzida pelos sentidos do corpo
  • Espaços articulares: reconhecimento e estudo do movimento parcial e total
  • A pesquisa do peso do corpo como impulso e como fluxo de movimento
  • As características dos apoios do corpo em relação ao chão
  • Resistência: estudo da gradação do tônus muscular
  • As oposições ósseas: ação organizada que dirige o movimento
  • A pesquisa do eixo global: integração com a força da gravidade
  • Vetores de força no corpo: uso de direções ósseas para acionar musculaturas e alavancas
  • A expressão do movimento e suas reverberações
  • Reflexão crítica sobre os temas trabalhados e sua contextualização

IMAGENS

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Esta prática corporal proporciona um novo hábito postural a partir da conscientização do movimento para as atividades da vida diária, além de diminuir a tensão e a fadiga, aumentar a vitalidade e melhorar a disponibilidade corporal para a pesquisa cênica, bem como para o bem estar cotidiano. Promove uma autonomia, favorecendo a pesquisa singular do indivíduo no seu contexto de interesse e atuação.

HORÁRIO

  • Segunda: 8h às 9h30
  • Quinta: 18h30 às 20h

PÚBLICO-ALVO

O curso é direcionado a todos os interessados nas práticas corporais para a vida diária e na pesquisa do movimento expressivo para as artes cênicas em geral, bem como a estudantes e profissionais que necessitam de atualização a partir de uma abordagem específica como: bailarinos, atores, músicos, esportistas, preparadores corporais, terapeutas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores em geral.

TEASER

AGENDE UMA AULA EXPERIMENTAL