Salão do Movimento

TÉCNICA KLAUSS VIANNA

A Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática enfoca o estudo do movimento a partir da escuta do corpo, dos direcionamentos ósseos e dos vetores de força que potencializam o fluxo do movimento pelo espaço. A pessoa é estimulada a perceber a processualidade do corpo na sua relação com o ambiente partindo da percepção do corpo, proporcionando a sensibilização e o reconhecimento das estruturas corporais e suas possibilidades de movimento.

Esta prática de dança e educação somática proporciona um novo hábito postural a partir da conscientização do movimento para as atividades da vida diária e para o estudo do movimento expressivo e singular, proporcionando autoconhecimento e, consequentemente, saúde corporal. É uma prática que dá força e flexibilidade, investiga as tensões e a fadiga, melhora a postura e aumenta a vitalidade.

A Técnica Klauss Vianna tem sido cada vez mais presente no estudos do corpo no Brasil, tanto no que se refere à pesquisa pedagógica quanto às investigações e produções artísticas, influenciando várias gerações de pesquisadores, educadores e artistas da cena contemporânea brasileira.

O trabalho é dirigido a estudantes e profissionais das áreas das Artes, Educação e Saúde e a todas as pessoas interessadas na pesquisa do corpo em movimento.

No Salão do Movimento, a Técnica Klauss Vianna é oferecida para adultos, adolescentes e crianças que através de atividades lúdicas conhecem seu corpo e suas possibilidades de movimento, ampliando a expressividade artística em sua singularidade.

A FAMÍLIA VIANNA

A trajetória da família Vianna, desde Minas Gerais, passando pela Bahia, pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, contribui para o resgate da história da dança no Brasil.

A pesquisa de Klauss Vianna (1928-1992) começou na década de 1950. Ele baseou-se na relação das direções ósseas do balé clássico, com as direções das linhas sugeridas nas obras de diversos artistas plásticos. Esta observação o fez buscar estudos anatômicos e cinesiológicos, experimentando uma nova forma de ensinar a dança.

Seus ensinamentos foram postos em prática inicialmente em Belo Horizonte, sua terra natal, onde fundou o Balé Klauss Vianna (hoje dá nome a um teatro); em 1962 na Bahia, na Escola de Dança da Universidade Federal – UFBA; em 1964 no Rio de Janeiro, onde trabalhou na Escola Municipal de Bailados, ao mesmo tempo em que desenvolveu um intenso trabalho corporal com atores, instaurando a função de preparador corporal no Brasil.

Ainda no Rio de Janeiro, dirigiu a Escola Oficial de Teatro Martins Pena e o Instituto Estadual das Escolas de Artes. Em 1981 fixou-se em São Paulo, onde foi diretor da Escola Municipal de Bailados e do Balé da Cidade de São Paulo.

No dia 12 de abril de 1992, Klauss Vianna faleceu em São Paulo, deixando muitas marcas pelo Brasil. Propôs mudanças no contexto da dança e do teatro, sempre experimentando novas ideias, estimulando, com sua própria inquietação, todos que com ele conviveram. Foi um grande semeador no campo das artes cênicas em geral.

Angel Vianna, sua parceira de vida, vive no Rio de Janeiro, onde desenvolve um intenso trabalho como diretora da Escola e Faculdade Angel Vianna – FAV, destinada à formação profissional em dança. É admirável a energia desta artista e pedagoga do corpo que, com mãos zelosas, continua plantando, diariamente, a dança neste país.

No início de 1992, o filho do casal, Rainer Vianna (1958-1995) fundou, em São Paulo, a Escola Klauss Vianna, que oferecia o curso de formação profissional na Técnica Klauss Vianna. Este curso acolhia, não só bailarinos, mas artistas em geral como: músicos, atores, cantores etc, pois a Técnica Klauss Vianna possibilita o estudo do movimento expressivo em diversas áreas de atuação.

Rainer Vianna elaborou, com a colaboração de sua esposa Neide Neves, a estruturação didática dos princípios trabalhados em sala de aula resultando no que nomeou de Técnica Klauss Vianna (TKV). Além de todas as obras artísticas realizadas por Rainer como bailarino, diretor e preparador corporal, realizou a importante contribuição com a sistematização da Técnica Klauss Vianna, proporcionando a continuidade e desenvolvimento da pesquisa da TKV, permitindo que as próximas gerações tenham acesso aos ensinamentos dos Vianna.

Como professora, pesquisadora e colaboradora, Jussara Miller trabalhou ao lado de Rainer Vianna, participando do processo didático da Técnica Klauss Vianna, na Escola Klauss Vianna (1992-1995).

Com a prática e os ensinamentos vivenciados na Escola Klauss Vianna como professora do curso de formação profissional da Técnica Klauss Vianna, Jussara Miller expandiu a sua pesquisa didática e criativa para um estudo acadêmico de Mestrado em Artes na UNICAMP com o registro inédito da sistematização da Técnica Klauss Vianna, o que resultou no livro: “A Escuta do Corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna” (Summus: 4ª ed., 2007). Em 2010, concluiu o Doutorado na UNICAMP com a reflexão sobre os desdobramentos da pesquisa dos Vianna, nomeando como “Escola Vianna” este pensamento sobre o corpo, o que resultou no livro: “Qual é o corpo que dança? Dança e Educação Somática para adultos e crianças” (Summus: 2012).

Em agosto de 2012, foi co-criadora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Técnica Klauss Vianna, na PUC-SP. Informações e inscrições

Hoje, a Técnica Klauss Vianna é um trabalho abrangente e respeitado em todo o Brasil, fundamentando pesquisas em diferentes áreas – fora e dentro da universidade – estabelecendo diálogos férteis com estudos artísticos, pedagógicos e terapêuticos e seus possíveis desdobramentos.

PARA SABER MAIS